sexta-feira, 1 de maio de 2009

DER BAADER MEINHOF KOMPLEX (Alemanha 2008)


Optei aqui por analisar o filme sob o referencial dos personagens centrais, já que a alta dosagem de conteúdo ideológico vai conduzir em cada espectador os juízos de valor de acordo com sua orientação política. Independente deste fator, Baader-Meihof Complex merece ser visto como um bem sucedido documento histórico-ficcional, sobre membros diferenciados de uma juventude esclarecida, estudada e determinada a mudar o mundo a qualquer custo.

O grupo Baader-Meinhof nasceu da indignação de parte dos segmentos de esquerda da sociedade alemã nos anos 60, traumatizada pela experiência nazista e sufocada pela escalada das políticas totalitárias do governo de extrema direita. Apresenta o surgimento, ascensão e queda do grupo liderado pelo casal Andreas Baader (Moritz Bleibtreu) e Gudrun Ensslin (Johanna Wokalek), e a jornalista lrike Meinhof (Martina Gedeck), que optam por reagir na mesma medida da opressão estatal, passam a ser cultuados como símbolos de liberdade promovendo roubos, atentados e associando-se a organizações insurgentes de outras partes do mundo.

O longa traz uma interessante crítica à psicodinâmica de um coletivo muito influenciado pelo culto à personalidade de seus líderes e uma mostra local das consequências desastrosas de políticas totalitárias e dos excessos cometidos pelos próprios insurgentes.

A narrativa do experiente Uli Edel, diretor de clássicos como Eu, Cristiane F. (1981) e Corpo em Evidência (1993), foi fundamentada no livro O Grupo (1985), do jornalista Stefan Aust, conteúdo que estimula mais ainda a dúvida sobre a veracidade de alguns períodos como o de confinamento, onde documentos oficiais foram as únicas fontes (veja o trailer).

FRASES MARCANTES:

"Foi a instauração do totalitarismo que permitiu o avanço de Hitler. Temos uma responsabilidade histórica de não deixar isso acontecer de novo."

"Achamos errado discordar e não fazer nada para mudar".

"Estamos formando um grupo, mudaremos a situação política".

"Quando uma pessoa atira uma pedra é um delito desculpável. Quando mil pedras são arremessadas é um ato político".

"Você acha que pode brincar de Hobin Hood e sair de mãos limpas?"

Um comentário:

Anônimo disse...

aeee irmao tudo bom ?
irmao foi vc que estava cobrindo o futbol no jif 2010 se for podes adicionar no msn upx17@hotmail.com vlw