sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ESTÔMAGO (Brasil/Itália 2007)


Tudo começa com uma cômica explicação sobre a origem do queijo gorgonzola pelo simpático personagem Raimundo Nonato (João Miguel), transbordando pureza em um marcante sotaque nordestino, ele demonstra uma felicidade esfuziante ao transmitir aquele conhecimento.


Estômago é uma obra que eleva a comida ao posto de Centro do Universo: princípio e fim. Da necessidade humana básica de se alimentar até o poder exercido sobre os outros por parte de quem domina a arte que transforma comida em fonte de prazer. É a refeição que une os personagens na trama costurada no realismo sem filtros, cruel, transforma vidas, influencia comportamentos rendendo ao espectador momentos temperados por gargalhadas ou profunda compaixão. Tudo graças à existência de duas coxinhas em um boteco, mal feitas, mas que servem de salvação ao esfomeado Raimundo, recém-chegado à capital paulista que, sem dinheiro, se endivida por conta dos R$ 3 reais do custo do salgado e acaba escravizado por Zulmiro (Zeca Cenovicz), o dono do muquifo.


Ao ser iniciado na cozinha pelo patrão sem jeito, Raimundo revela aptidão no manuseio dos ingredientes superando seu desajeitado mestre na preparação do dueto clássico de bar - coxinha X pastel de carne - criando uma fama nas proximidades que o conduz a reviravoltas e ao contato com novas e sofisticadas receitas.


Chama atenção a inteligente construção do roteiro contando o antes e o depois de uma mesma história conduzidos paralelamente. Para quem assiste, o suspense fica em torno do que aconteceu na saga deste tal Raimundo Nonato, personagem de uma inocência que chega a ser comovente, ao ponto de ser difícil imaginar que fato derradeiro o teria levado da cozinha à cadeia. O filme leva um molho abundante de humor sarcástico, sádico, repleto de diálogos escrachados das línguas ferinas dos personagens que só sossegam quando ocupadas em saborear as onipresentes iguarias.


De co-produção Brasil/Itália, Estômago, do diretor Marcos Jorge, é uma ode à gula e à luxúria como dois dos mais fortes ingredientes da vida, embalada por uma trilha sonora de suposta, porém indisfarçável inspiração nas obras do diretor e mito cult, Quentin Tarantino. Entre as composições, conta com um assobio recorrente em todo o filme na forma de uma valsa melancólica, como a marcação rítmica da trajetória de um Raimundo fadado à desgraça iminente e indiferente ao seu esforço. A outra música une uma italianíssima gaita combinada ao som malicioso de uma guitarra entre o rockabilly e a surf music. Vá ao cinema - mas sem as crianças - confira um final surpreendente e veja se você concorda: desde o filme Durval Discos (2002) o cinema nacional não produzia uma cena tão surreal, bizarra e inteligente nas próximidades do desfecho da trama. Estômago vale cada fotograma, mas não ouse assitir com o SEU vazio.


DESTAQUES
Babu Santana interpretando Bujiú, Fabiula Nascimento a profissional-liberal e "muito ética" Íria e Carlo Briani incorporando Giovanni, o classudo e pseudo-sábio proprietário de restaurante. Atuações que valorizam e elevam seus personagens na trama além da mera coadjuvância. Ainda no elenco, é sempre muito interessante (e inevitavelmente engraçado...) ver o titã Paulo Miklos em cena, ainda mais na aparição envolta de suspense (veja o trailer).



FRASES MARCANTES

- “Cozinha simples é como uma pintura de Picasso: simples, mas intensa”.


- “Pense num queijo de macho, é o gorgonzola”.


- “Quero uma coisa boa mesmo de bacana. Sabe aquela coisa que tu come e quase goza?”.


- "Putanesca! Pu-ta-nes-ca!!! Coisa fina, não tem nada a ver com puta não!!!"


- “Este aqui é o filé mignon! É o que há de melhor na carne. É como na mulher a bunda”.

8 comentários:

A Voz da Floresta disse...

Já tinha ouvido críticas a respeito desse filme. Já tinha também visto o traieler. Agora só falta ir assistir. Depois dessa sua dica vou lá. Até mais e ó: belo começo esse, heim. Inté.

Ery disse...

Que legal... com o Paulo Miklos, vc me animou com a excelente descrição da trama. Mandou bem jornalista! Vou ver se acesso sempre ao seu blog para pegar umas boas dicas. Vou sim essa semana. Um bjo

André Luiz Siqueira disse...

Gostei muito do trailer, e me deu uma fome danada imagina qundo eu ver o filme.
um grande abraço parabéns pela produção.

Luciana Domingues disse...

fiquei super afim de ver esse filme,especialmente pelo Paulo Miklos, ele é sensacional! pena que só tenha esse horário.

Larissa disse...

Parabéns pelo Blog
Gostei do artigo. Começou bem, já tava curiosa p/ ver Estômago,agora vou assisti o mais rápido possível

Vida longa ao Espremedor de Cinema!

Anônimo disse...

Parabéns!!!! Finalmente um blog direcionado para os cinéfilos de plantão... E o que é melhor, um blog sobre cinema alternativo,coisa da melhor qualidade. Maravilha ter a disposição, um espaço para quem gosta e quer saber mais sobre a sétima arte.
Vai aí algumas sugestões: Filmes do espanhol Pedro Almodóvar, da francês Jean-Luc Godard, Federico Fellini e por aí vai.
E mais uma vez, parabéns pela inciativa.
Carpe diem!

Anônimo disse...

Yussef, bela iniciativa. Certamente estarão por aqui apreciadores de cinema de qualidade, famintos por filmes que nunca chegam à nossa terrinha. Seria legal incluir nos posts tb uma forma de interação entre estas pessoas, dicas de filmes cult vindas dos leitores e tb de locadoras ou de um esquema de empréstimo (ou quem sabe uma sessão de filmes na casa de alguém) para saciar nossa fome de cinema.

Abração

pak muliadi disse...

KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.

KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.


KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.