sexta-feira, 17 de abril de 2009

THE BOY WITH THE STRIPED PAJAMAS (Reino Unido / Estados Unidos 2008)


Tocante em altíssimo grau. Um filme sobre a curiosidade e a resistência de uma mente forte que insiste em descobrir o que há por trás da unanimidade.

Aos oito anos, Bruno (Asa Butterfield) adora correr de braços abertos ao lado dos amiguinhos de escola. Eles se imaginam compondo uma esquadrilha dos famosos caças Messerschmith, uma das principais armas da Alemanha nazista da Segunda Guerra Mundial. Ele personifica o orgulho de uma Alemanha conquistadora como membro de uma família digna de comercial de margarina, perfeita, vivendo como filho de um bem sucedido oficial da SS que recebe uma promoção e é obrigado a mudar-se, levando toda família para as proximidades do campo de concentração que passa a comandar.

A partir daí, não há como imaginar que a idealização de The Boy with the Striped Pajamas não teve como principal motivação a vontade de fazer um La Vita è Bella do outro lado do muro dos campos de concentração. Longe de desqualificá-lo, essa possibilidade apenas engrandece a eficiência de seu roteiro adaptado com alta carga de dramaticidade.

Quando uma cerca de arame farpado permite que o filho do oficial da SS, perceba um intrigande menino de pijama listrado, uma comovente viagem pela essência de todos os seres humanos e suas nuances comportamentais é iniciada. O tenso desfecho apenas ratifica o quanto a submissão do homem pelo homem é estúpida. O pano de fundo da II Grande Guerra ajuda o significado filme a transpor o acetato convidando à reflexão em torno das grandes injustiças mundias e crimes contra a humanidade em curso no presente (veja o trailer).

FRASES MARCANTES

"Como é lá na fazenda?"

"O trabalho que o seu pai está fazendo aqui é a História em ação".

"Papai é bom, não é? Só está comandando um lugar horrível".

"A questão é que as pessoas que você vê, elas não são pessoas de verdade".

"Não é incrível como os adultos não sabem o que querem? Pavel era médico, mas largou tudo para descascar batatas".

"Sentiu aquele cheiro horrível de novo saindo das chaminés?"

Nenhum comentário: