sexta-feira, 27 de março de 2009

SLUMDOG MILLIONAIRE (Inglaterra/Índia 2008)


O vencedor de 8 estatuetas carequinhas mostra que fez por merecer a avalanche de reconhecimento na mais famosa premiação do cinema mundial e nos outros grandes festivais por onde passou. Em linhas gerais, Slumdog Millionaire (Milionário Favelado) chegou cumprindo duas missões: introduziu ao cinema de massa do Ocidente novos rostos, a paisagem e os conflitos presentes na Índia urbanóide - em geral reduzida ao Taj Mahal e encantadores de serpentes no imaginário dos habitantes deste lado do planeta - e com um recado claro, gritou ao ouvido de diretores e roteiristas da indústria de filmes do entretenimento fácil e finais felizes para que se permitam subir um degrau em sua estagnada escala evolutiva, principalmente nas etapas de contrução e desenvolvimento de narrativa.

O filme inicia apresentando três linhas de tempo simultâneas, todas em torno do personagem Jamal Malik (Dev Patel), um jovem que serve chá em um call center de Mumbai, cuja fidelidade aos sentimentos de correspondência incerta que nutre por Latika (Freida Pinto) o leva ao mais popular programa de TV da Índia: "Quem Quer Ser Um Millionário?", onde está a uma pergunta de se transformar em herói nacional pelo desempenho surpreendente. Jamal no programa, Jamal na delegacia, a vida de Jamal: as três tramas se misturam em uma bem executada edição em vai-e-vem sem confundir o espectador, sendo as passagens de tempo feitas entre imagens manipuladas sob um requinte poético.

Na tentativa de sintetizar a Índia enquanto cenário, o pecado pode estar na falta de pequenas contextualizações para um mergulho cultural mais proveitoso. Duas oportunidades passam batidas numa mesma seqüencia ao mostrar um grande trauma na vida do Jamal ainda menino. Nela, situa precariamente o país como um caldeirão de turbulências étnicas que culminam com massacres da população de minoria muçulmana por radicais hindus, mas remetendo apenas ao passado, quando fatos semelhantes ocorrem até os dias de hoje. Em seguida, no meio da fuga desesperada de Jamal, a religiosidade hinduísta emerge na aparição do Deus Rama, divindade que representaria a firmeza aos princípios que Jamal precisaria manter diante do acontecimento que acabara de levar sua mãe deste mundo e daria início a toda sorte de sofrimentos.

Mesmo sendo um filme que conta a história de Jamal e não da Índia, seis frases a mais no script resolveriam sem prejuízo pra a objetividade da narrativa poupando o espectador das dúvidas: "Por que saíram matando todo mundo?", "Se tem vários, porque apareceu justo aquele Deus azul?". Religiosidade oriental e questões políticas desprezadas, assistimos ao puro reducionismo ilustrando somente uma mera explicação para a razão do conhecimento de Jamal para mais uma das perguntas feitas durante o programa.

A trajetória de Jamal possui elementos similares à Ramayana, épico da literatura sagrada hindu que descreve a saga vivida pelo Deus Rama em sua encarnação. Durante o exílio, Rama teve sua amada e casta, Sitadevi, sequestrada pelo demônio de dez cabeças, Rávana, que reinava no vizinho Sri Lanka. No filme, Jamal conhece sua eleita, Latika, ainda criança na condição de excluídos sociais cujo destino insiste em separar, pondo a amada ora nas mãos de um explorador de menores que a mantém casta para leiloar sua virgindade por um alto preço, ora pelo irmão traidor, Salim (Madhur Mittal), e por fim em posse do mafioso do bairro. Sem um exército para combater e derrotar os inimigos à moda Rama, Jamal encara a vida como o exército de si mesmo e parte com as poucas armas que dispõe: amor, determinação e a sabedoria empírica filtrada pela sobrevivência nas ruas.

Considerando Latika sua razão de viver, Jamal aposta alto, sem nada, mas acreditando ter tudo a perder, movido por um comovente otimismo ingênuo que confronta com a falta de escrúpulos do incorrigível irmão, que repete a obstinação de Jamal na busca dos objetivos, mas contrapondo-o ao deixar de lado todo escrúpulo diante de qualquer coisa que represente um obstáculo. Sem querer, Jamal também mexe com a vaidade do apresentador do programa (Anil Kapoor) que, pela primeira vez se sente abalado diante de um convidado que passa a protagonizar o espetáculo televisivo. Cercado por um mundo que suspeita de toda a honestidade, Jamal é levado a confrontar a truculência de policiais sedentos pela confissão de um aparente golpe perfeito.

A produção é coroada com certos caprichos presentes em alguns detalhes minuciosos na edição que esbanjam simbolismos e reforçam a relação de Jamal à Ramayana. Na última vez em que reencontra Latika depois de muitos anos, a televisão está ligada no programa "Quem Quer Ser Um Milionário", um close da câmera mostra em um take de apenas três segundos, que a pergunta no vídeo pede o nome de uma formação rochosa no oceano só vista do espaço ligando a Índia ao Sri Lanka. Explicando: a formação nada mais é do que a Ponte de Rama, cujos escritos sagrados da Índia atribuem sua construção pela força de centenas de escravos pelo trecho mais raso do mar, servindo para o Exército de Rama chegar ao reino vizinho para resgatar a amada Sitadevi, assim como Jamal chegava naquele momento para resgatar mais uma vez sua Latika.

DESTAQUE
O grito de Jai Ho! ou seja, "There is May Be Victory!", ou simplesmente "Pode Haver Vitória!" foi responsável por uma das estatuetas que o filme levou em hollywood: Melhor Música. É o carro-chefe de uma competente e bem executada Trilha Sonora (outra estatueta). A faixa Paper Planes é interpretada pela rapper inglesa M.I.A. e traz o imaginário de crianças marginalizadas em sua busca por algo mais na vida de acordo com a compreenção e os meios pelos quais isso se concretiza na rua.

O trabalho é assinado por A.R Hahman, ídolo que ostenta a incrível marca de 100 milhões de discos vendidos, fenômeno atribuído à revolução na música contemporânea da Índia que promoveu a partir de suas composições. Para entender melhor, tente ficar parado ao ouvir a vibrante Aaj Ki Raat (Esta Noite), que traduz o conceito de aventura sobre cada noite de balada, como uma aposta que toda pessoa faz a si mesma com tudo a perder ou ganhar.

Toda a trilha vale ser ouvida. Mas "Jay Ho!" é a referência - cantada em hindi com um simpático trecho em espanhol antecipando que o filme queria mesmo atingir longe - traz o espírito da persistência de Jamal. Sua execução integral ao final do filme, deixa claro que Slumdog Millionaire veio para fazer o espectador sair feliz e recompensado da sala, coroando a sensação com créditos apoteóticos do elenco coreografado na estação de trem de Mumbai, além do alívio porque todos serão felizes para sempre, mas tudo isso com um algo a mais que talvez seja difícil explicar. Ainda bem que o mundo do cinema entendeu a mensagem e Slumdog Millionaire conseguiu ser algo bem maior do que mais um chiclete mental (veja o trailer).


FRASES MARCANTES

"O que diabos um favelado pode saber"?

"Preferia não saber a resposta para aquela pergunta, se não fosse por Rama e Alá, ainda teria uma mãe".

"Dinheiro e mulher, os dois maiores motivos de confusão na vida. Pelo visto você está metido com os dois".

"A Índia está no centro do mundo e eu estou no centro do centro".

"Esse cara, ele nunca desiste".

"Estava escrito".

18 comentários:

heloisa disse...

não tinha parado para pensar sobre o motivo do massacre e a questão do deus, mas acho que se explicasse seria indiferente pro enredo.

adorei a trilha sonora, principalmente essa música da m.i.a. (tentei baixa a trilha sonora completa mas a net não deixa). ela tem umas músicas mto boas, nem tanto pelas letras, mas pelo ritmo... uma mistura de funk carioca, hip-hop, pop etc.

na minha opinião um dos pontos fortes do filme são os atores, principalmente os da 1ª fase. boyle foi esperto. apesar dos atores não terem nenhum conhecimento sobre atuação, eles tinham o conhecimento necessário para interpretar papéis, a própria experiência vivida dia após dia.

muita gente criticou, principalmente os indianos, o nome do filme e o filme em si por mostrar o lado sujo do país e tudo mais. acho que se não tivesse esse pano de fundo, mesmo que seja um pouco exagerado ou não, o filme seria uma espécie de "caminho das indias" ahahah boooring! ou mais um típico enlatado americano.

se vc tivesse que escolher entre cidade de deus e slumdog, qual vc escolheria? não vale os dois ;)

ps: escrevi demais!

Yusseff Abrahim disse...

Eu concordo com vc Heloísa, por isso mesmo tratei apenas as explicações como um plus. Sou meio que defensor de explicações ainda que superficiais.

A trilha é maravilhosa e minha conexão deu uma trégua na ineficiência e me permitiu baixar. Conheci a história do A.R Hahman pesquisando para escrever aqui e o cara é realmente um fenômeno.

Não querendo desprezar quem estuda e se dedica a ser ator, mas tem pessoas que se encaixam perfeitamente em personagens. Ao diretor fica a responsabilidade de saber transmitir ao casting o que ele precisa. Dá certo, sim!

Ah, e entre Cidade de Deus e Slumdog Millionaire. Fico com Cidade de Deus, uma aula de roteiro e montagem. Vanguarda total a serviço de uma história que explica essa utopia da modernidade impossível chamada Rio de Janeiro.

Finnegan disse...

Muito bom o post, acabei de ver o filme e fiquei com a duvida sobre Rama e Alá na cabeça, muito bem explicado, adorei!
Já posso fazer o trabalho do colégio sobre o filme mais tranquila! =)
Gostei também do modo como escreve, parabéns!
Voltarei sempre ^^
Até!
Nick Finnegan.

Anônimo disse...

Do yоu mind if I quote a fеw of your articles аs long as I prοvide credit and
souгces back to yοur weblog? My website iѕ іn thе very sаme niche
as yourѕ and mу vіsitors would certainly benеfit
fгom a lοt of the infoгmаtіοn you
proѵide heгe. Pleаse let me κnow іf this okаy with you.
Аppreciate іt!

Feel fгee to viѕit my webpаge; www.raincoast.com

Anônimo disse...

Hеllo, for all time i used to check websіte posts here in the eaгly hours in the break of day, aѕ і love tο gain
κnowledge of more and more.

My webpage Http://Www.Prweb.Com/Releases/Silkn/Sensepilreview/Prweb10193901.Htm

Anônimo disse...

Οh my goodnеss! Incredible аrticlе ԁude!

Thank you sο muсh, Hοwever Ӏ am encountегing troubles ωith
your RSS. I don't know why I am unable to subscribe to it. Is there anyone else getting identical RSS issues? Anyone who knows the answer will you kindly respond? Thanx!!

My blog post ... v2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

I don't even know how I ended up here, but I thought this post was good. I do not know who you are but certainly you are going to a famous blogger if you are not already ;) Cheers!

my blog :: telejoke.com
my page - V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

What's up Dear, are you in fact visiting this web site daily, if so afterward you will definitely get nice knowledge.

Here is my homepage ... v2 cigs reviews
Also see my website > V2 Cig Review

Anônimo disse...

Hi! I've been following your site for some time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Austin Texas! Just wanted to mention keep up the fantastic job!

my web-site http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

I will right awaу graѕp your rss feed as I
can't to find your email subscription hyperlink or newsletter service. Do you have any? Kindly permit me recognise in order that I could subscribe. Thanks.

My web page: Suggested Internet page

Anônimo disse...

Great informatiοn. Lucky mе Ι founԁ your blog by chancе (stumbleuрon).
I've book marked it for later!

Feel free to visit my site; mouse click the up coming webpage
my website :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Fantastіc bеаt ! I wіsh
to aрpгеntice ωhіle уou amеnd your web sіtе, how
cоuld i subѕcгibe fοr a blog webѕitе?
Τhe account hеlpеd mе a ассeptable ԁeal.
I hаd been a little bіt аcquainted οf this уour bгoаԁcast ρгovided bright clear cоncept

my page ... Https://Www.Leb4host.com

Anônimo disse...

I uѕed to be ablе to fіnd good advice
from youг blog articleѕ.

My sitе :: just click the following webpage

Anônimo disse...

Thanκ you fοr ѕharing your thoughts. I гeallу
appreciate yоur efforts and I will bе waіting
for your neхt poѕt thank you once again.


Alѕo ѵisit my webpagе dailymarkaz.com

Anônimo disse...

Terrific article! That is the κind of info that should be shared arounԁ the ωeb.

Shame on the seаrch engineѕ for no longer positіоning this submit higher!
Come on οver and seek advіce fгοm my sitе .
Thanκs =)

My webpage: Our website

Anônimo disse...

I like the helpful info уou supply to уouг аrticles.
I will bοokmаrk youг blog
and check again here гegularly. I'm somewhat certain I'll be
informed many new ѕtuff right here! Best of luck fοr the next!


Hеre iѕ my homeρage :: silkn

Anônimo disse...

I lоνe your blog.. veгу nice colors & thеme.
Did you design this website youгself or ԁіd you hire sοmeone to ԁo іt foг you?
Plz respond aѕ I'm looking to design my own blog and would like to know where u got this from. kudos

Here is my blog post - v2 Cigs

Anônimo disse...

i quіt smοking thanks to you !!


Look аt my ѕite - green Smoke Discount